Post individual

Aparelho de Som Vintage, foi um momento mágico para os amantesforam tomados por vários aparelhos de som de marcas nacionais e importados, como Gradiente, Philips, Technics, Sony, Pioneer e tantos outros.

Portanto, esses aparelhos Som Vintage eram analógicos e distintos com características bem marcantes e foi uma febre nas casas dos brasileiros e no mundo.

Definitivamente os modelos modulados eram os mais comercializados esses modelos de som vintage, pois se podia comprar um módulo e depois os outros , no final das contas o valor era uma fração, para quem tinha capital baixo, podia-se comprar parcelado para montar seu conjunto de som que ao final de contas eram os melhores.

Os aparelhos integrados (eram tudo em conjunto de uma peça) se tivessem algum tipo de problema de funcionamento teriam que levar uma caixa enorme para a assistência técnica, e enquanto os módulos não eram assim, surgiu algum problema já sabia onde então seria desconectado do resto dos módulos e seguia para assistência técnica.

Bons tempos aqueles quando se ouvia uma boa música e um excelente aparelho, mesmo sendo análogico e hoje é um Som Vintage.

Toca Discos

Primeiramente vamos definir o Toca Disco sendo um aparelho de mesa com um prato em sua superfície com um motor de tração por correia (belt drive) e direct drive sem correia o mais usados, principalmente pelos deejays para realizar suas mixagens.

Também com um braço e uma pequena agulha na ponta para fazer a leitura nas ranhuras do disco de vinil e reproduzir as ondas sonoras nas caixas de som na década de 80.

Portanto, o Toca Discos basicamente é um aparelho quando colocado um Disco de Vinil no prato ele reproduz pelas ranhuras as ondas sonoras, que ali foram gravadas e mantendo sua rotação constante, para que a música seja bem produzida e apreciada pelo ouvinte.

DIsco de Vinil

Disco de Vinil refere-se a um plástico em PVC no formato redondo plano com ranhuras e seus sulcos contém gravações que é reproduzida por um aparelho de Toca Disco como relatado anteriormente, que as vezes reproduzidos contém pequenas sujeiras, ácaros, arranhões que são ouvidos os chiados, inclusive muito peculiar e gostoso de ouvir, voltando aos tempos dourados dos analógicos.

Entretanto foi desenvolvido na década de 1940 pelo Hungaro Peter Carl sendo a pedido da Columbia Records, que foi em boa parte a mídia física do século XX.

Sua fabricação é por meio de processo eletromecânico por uma matriz de metal já gravada que é colocada por cima de uma bola de PVC prensada com a temperatura bastante alta e tomando a forma e copiando os sulcos da matriz.

Todavia o Disco de Vinil ainda é bastante usado e fabricado na Europa e nos Estados Unidos, também conhecido por LP ou Long Play e possui rotações de 33, 45 e 78 RPM, quanto maior o número, maior é a velocidade de rotação do disco.

Tape Deck

Para definir o Tape Deck é um aparelho de mesa que reproduz uma fita cassete magnética pré gravada, por um cabeçote metálico que  inclusive reproduzia os canais em estereofônico.

Na época, os amantes de músicas preferiam este modelo de reprodutor denominado Tape Deck por achar que a reprodução era mais fiel que os LPs por causa inclusive dos chiados.

Contudo os Tape Decks mais modernos reproduzem as características de qualidade Bias e Equalização de fita magnética independentemente, se fosse Fita Cassete Ferro, Cromo ou Metal, sendo as duas últimas com mais nitidez e preferidas pelos que podiam pagar um pouco mais.

Fita cassete

E vamos lá! A definição de Fita Cassete seria uma caixinha com 2 carretéis com fita magnética coberta por produto a base de Ferro, Cromo e Metal e que nela existem vários milhões de partículas de ímãs que fazem o campo magnético.

Sendo reproduzidas pelo aparelho de Tape Deck, Fita Cassete em contato com o cabeçote ele capta as variações do magnetismo encontrado nela.

Como dito anteriormente essa mídia foi a preferência dos amantes de músicas pois sendo mais barata que os Disco de Vinil eram compactos e inclusive poderia ser tocada nos carros antigamente, que maravilha!

Videocassete

Vamos lá, tentar definir o aparelho de Videocassete, consiste em um equipamento de mesa que reproduz o som e imagens de uma Fita Cassete magnética com Bias Ferro ou Cromo que em contato com o cabeçote magnético também pode realizar gravações inclusive em estéreo.

O primeiro Videocassete foi fabricado pela JVC em 1976 e se tornou o padrão comercial VHS mundialmente conhecida, foi desenvolvido pela Victor Company of Japan

Inegavelmente o Vídeo Cassete foi uma revolução na questão do entretenimento do áudio e vídeo juntos na década dos anos 1980.

Fita Cassete VHS

Inicialmente a Fita Cassete VHS foi um marco no entretenimento mundial pois se podia ter imagens e som em uma caixinha e poderia ser levado para qualquer lugar, garantindo a diversão sozinho ou em grupo que marcou os anos 80.

Prosseguindo, a Fita Cassete VHS é um cartucho que permite reprodução e gravação de som e vídeo analógico e permite também gravação em estéreo dependendo do Videocassete.

Também possui 2 bobinas e tem sensor de início e fim para que a fita magnética não se desenrole dentro do aparelho de Videocassete, esse formato de mídia ainda continua sendo usado por colecionadores.

Aparelho Leitor CD

As definições do aparelho Leitor de CD consistem na reprodução de áudio gravado digitalmente em um disco de CD sendo óptico que armazena e reproduz arquivo de áudio e outro tipo de dados com a reflexão de feixe de laser no CD e sendo desviado por prisma seguindo por um grupo de fotodiodos.

Essa tecnologia foi desenvolvida em 1979 mas começou a ser comercializada em 1982, substituindo os discos de vinil.

Foi comercializada e tomada pelos amantes de músicas até meados dos anos 2000 quando começaram a ser substituídos pelo novo formato de áudio, o MP3 que também revolucionou o mercado mais adiante.

Disco de CD

Compact Disc CD é um disco compacto digital que armazena dados sendo sua leitura feito por aparelho de leitor a laser, foi criado para substituir inicialmente o Disco de Vinil.

Posteriormente o CD foi adaptado CD-R para receber dados de informática sendo posteriormente substituído  por outros modelos de armazenamento.

Foi inventado em 1960 por James Russell americano, chegando ao mercado em 1982 e se tornando bastante popular nos anos 1990.

Evolução dos formatos áudio

Um breve comentário, nas décadas de 70/80 os formatos eram mídias de disco de vinil e fita cassete, hoje aqui no Brasil, quem possui são os colecionadores e apreciadores destes formatos e temas.

A partir do século XXI os formatos foram sendo atualizados, para ouvi-los seriam com aparelho de celular, conectar caixas bluetooth, Smart Tv, som integrados possante.

Sendo também ouvidos em formatos, MP3, Ogg, Wav, Flac,Aac, Wma, MP2, Real Audio, Ac3, Pcm entre outros.

Pensando bem, como foi a evolução e tão radical em comparação às décadas de 70/80 – neste mundo dos Aparelhos de Som Vintage!

Concluindo

Inegavelmente o tema é uma nostalgia, para quem nasceu neste período dourado  décadas de 60/70/80 foi  importante, tanto para a música quanto para os aparelhos da época que reproduzem, independente o que você tinha na época, são momentos inesquecíveis, mas o  mais importante, é que nós vivenciamos naquele tempo e dá saudades, fica no ar a NOSTALGIA.

Aparelhos de Som Vintage.

.